História


By Seph

Talvez muitos não saibam, mas a série Team Fortress começa bem antes do lançamento de Team Fortress 2, sendo, este, lançado em outubro de 2007.

Tudo começa após o lançamento do jogo Quake 1, pela id Software, em 1996. Ainda neste ano,  é lançado uma modificação gratuita do game, chamada de Team Fortress, então na versão 1.0. Um game totalmente inovador, dividido em classes (até então ScoutSoldier,Demolitions ManSniperMedic) e dois times com suas respectivas bases. Logo depois foi lançado a versão 1.1 do jogo, que continha a classe Heavy Weapons Guy e o mapa 2fort, existente até hoje no TF2. Por conta de problemas ao jogar no modo Multiplayer (online), a empresa lança o QuakeWorld (que a princípio era somente um aplicativo com melhorias para o modo online) e tempo depois a versão 2.0 do Team Fortress, que ficou popularmente conhecido com a abreviação QWTF (Quake World Team Fortress), dessa vez com todas as classes que estão no TF2.

  • Team Fortress possuía uma jogabilidade diferente do atual. Era um jogo mais rápido, embora continue dependendo mais da atividade em equipe do que individual. Outra curiosidade é o modo Capture The Flag (que não é tão popular no Team Fortress 2), o mais jogado, senão o único, nos campeonatos que existiam.
  • Existiam granadas, paralelas às armas das classes. Classes diferentes possuíam granadas diferentes. Por exemplo, o Scoutpossuía a Concussion Grenade (popular “conc”), que deixava o adversário com a mira atrapalhada.

Team Fortress ficou bastante popular na comunidade gamer, tanto que os criadores fizeram a Team Fortress Software, em 1997 e, em 1998, foi comprada pela Valve Software, dona do jogo até hoje. Juntos, TFS e Valve fizeram uma continuação da série, dessa vez na plataforma do Half Life (que, aliás, era derivada do QuakeWorld), que ficou conhecida como Team Fortress Classic (TFC). O jogo se manteve praticamente o mesmo, com todas as antigas classes, armas e granadas. Alguns dizem que a jogabilidade havia piorado, outros que ela havia melhorado.

  • Um fato curioso na história da série é o aparecimentodo bunny hopping (bunnyhop), ainda no QWTF. Esse termo é o ato de apertar o botão de pular (jump) e apertá-lo novamente, antes que o personagem chegue ao chão. Esse fato faz com que o jogador movimente-se muito mais rápido que o usual, independentemente da classe. A partir daí, as classes que, dentre outros fatores, eram divididas na velocidade com que conseguissem andar deixou de existir.
  • Essa “skill” na verdade era um problema na engine (mecanismo)utilizada nos jogos, que só foi corrigido a partir de versões posteriores do jogo Counter-Strike.
  • No Team Fortress Classic não foi feita a correção desse bug, pois, para muitos jogadores, já fazia parte da jogabilidade do game, mas foi feito um bunny limit em todas as classes, baseado na velocidade destas. Ou seja, um Soldier não será capaz de atingir a mesma velocidade que um Scout, quando os dois “bunnando”, pois o primeiro se movimenta mais lentamente que o segundo normalmente.

Desde o lançamento da Steam, a Valve Software deixou a série Team Fortress de lado, tendo como último update o aparecimento do teleporte da classe Engineer e poucas outras modificações. Depois de muito tempo, em 2006, foi anunciado o desenvolvimento de um novoTeam Fortress, mas foi falado muito pouco a respeito dele, deixando os fãs da série frustrados.

Fortress Forever

Tão frustrados, que um grupo gamer iniciou um projeto para fazer um novo jogo, totalmente independente da Valve Software. Era um game feito pelos fãs da série, que toda a comunidade mundial poderia dar sugestões e comentar a respeito deste, no fórum online que os iniciadores fizeram.  O projeto acabou sendo chamado de Fortress Forever e o jogo demorou um LONGO tempo para ser feito, muito provavelmente por conta do amadorismo das pessoas envolvidas. Esse game leva quase todas as características do TFC, embora com gráficos melhores.

Nesse intervalo, a Valve Software anunciou que seria lançado seu novo jogo: Half-Life2 Episode 2, juntamente com Portal e, quem diria,Team Fortress 2! Com isso a comunidade fã da série ficou inquieta, esperando o lançamento dos dois jogos.

Com medo de perder jogadores para o TF2, os desenvolvedores doFortress Forever correram para tentar lançá-lo antes do game daValve. Corrida que, relativamente, deu certo, pois conseguiram colocá-lo para download, grátis, cerca de duas semanas antes do lançamento oficial da Orange Box (HL2 Episode 2, Portal e Team Fortress 2), em 10 de outubro de 2007. Muita gente pegou o jogo e gostou, mas por ser lançado muito perto do TF2 e sendo a Valve uma empresa com um marketing muito alto, acabou perdendo espaço e a comunidade do game é muito pequena hoje em dia. Muitos dizem nem conhecer tal jogo.

Team Fortress 2 é um jogo bastante jogado, desde o seu lançamento até hoje. Diversos updates são feitos, com melhorias e muitas novidades, como hats, diversas armas para as classes além dos divertidos “Meet the …“, contando um pouco da personalidade de cada personagem.

——-

Agradecimentos à comunidade Wikipedia (tanto brasileira quanto americana) e também ao [DiE] Hellz que respondeu dúvidas que eu tinha à respeito do QWTF.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: