Servidores Pubs e Privados


Neste ano houve uma grande crise nos servidores privados e públicos do TF2.

Servidores Privados

Fim dos servidores da sX

Houve a consolidação da empresa sX que, com parceria da Fast Servers, proporcionava o único servidor “decente” para mix e campeonatos. A RoxGames teve uma breve passagem, mas logo caiu em desuso, com problemas de loss. PlayHard confirmou a decadência de seus servidores e suporte e praticamente sumiu do TF2, voltando só agora no finzinho do ano.

Com o fim da sX no TF2, houve uma grande apreensão da comunidade competitiva, que se via sem opção de qualidade para contratação. Porém, a Fast Servers continuou os serviços à parte, desmentindo os boatos de “calote”, e atualmente é a melhor escolha pelos jogadores. Houve também a entrada do TF2 Server que literalmente patrocinou clãs estáveis com servidores, graças à boa vontade do jogador DK, que fazia parceria com a FRAG.

Fim do TS do ArenaTurbo

Outros servidores privados de empresas iniciaram sua entrada no TF2 e já contam com pelo menos um servidor. São eles: FPSTURBO, SiegNET, ServerStrike. Outros servidores privados foram criados por hosts dos próprios jogadores, atendendo geralmente a demanda individual dos mesmos.

Destaque também para o fechamento do servidor de TeamSpeak2 do ArenaTurbo, que foi muito tempo o ponto de encontro dos clãs competitivos; e a criação do TeamSpeak3 da FRAG, atualmente o mais utilizado para a comunicação por voz e narrações de jogos oficiais no TF2.

Servidores Pubs

UOL fechou 13 servidores e causou certo "pânico"

O fechamento dos 13 servidores pubs da UOL, em agosto, causou uma grande comoção da comunidade pub. Foram feitos protestos onlines, petições, mas nada foi capaz de fazer com que permanecessem com os serviços. ArenaTurbo também fechou as portas.

Em meio ao caos e à falta de servidores pubs, houve a chegada do ZMBR (Zombie Mod Brasil), já consolidada no Left 4 Dead. A entrada do ZMBR trouxe novas perspectivas e iniciou algo inédito no TF2: concursos e premiações para os jogadores. Jogos, chaves e presentes foram distribuídos em eventos e datas festivas, animando a comunidade.

Alguns clãs 4fun também abriram pubs, como foi o caso do AVL (Aquele Velho Lápis) e Bazzinga!.

Das empresas antigas, somente a Click21 e HardMob permaneceram durante o ano. Infelizmente, no fim de dezembro, a HardMob prenuncia o fechamento do servidor, aparentemente pela baixa frequência dos jogadores e a competitividade com outros pubs.

HardMob chega ao fim

A HardMob exerceu papel importante desde que o TF2 foi criado e foi um dos precursores do pub nacional, já que havia sido um dos primeiros servidores criados do jogo. Uma notícia que deixou os pubbers veteranos bem tristes.

FinalBoss (empresa trazida por ex-admins do UOL) se consolidou como servidor pub, trazendo um sistema de ranking de jogadores, por stats. DailyBonk! também abriu um servidor pub, no segundo semestre de 2010, patrocinado pelo jogador DK.

Outras novidades de 2010 para os pubbers foram:
– Criação de um servidor de “Mini-Games”, da M28Games, onde é possível “brincar” de pique-esconde (prophunt), jogar tênis, sinuca, etc, dentro do TF2, em mapas custom;
– Criação, por parte do Bazzinga!, de um servidor exclusivo para Trade no Brasil;
– Criação do servidor de TeamSpeak da ZMBR.


  1. Hardmob? Aquele server que nego ficava banindo só por ser criticado em forum? Já vai tarde… hardmob acabou faz tempo… VOLTA TSU hauheuaheau

  2. Um dia o wikileaks soltara documentos importantes da hardmob ,conversas gravadas,não foi por falta de jogador que a hardmob fechou somente, teve varios fatores, talvez algums INDIRETOS .Tiveram sua participação minima nesse episodio triste….

  3. faltou mencionar a ExtremeGames nos servidores privados. Perfect e Homer Simpson tem servidor com eles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: