Projeções para o TF2 em 2011


por Murd3rz

O que houve com os patrocínios (sX, CNB, Gamewise, vG, fh)? Isso é um mau sinal?

Analisando de uma forma mais capitalista, o que houve com os times patrocinados é simples: TF2 não tem expressão no cenário do E-Sports Brasileiro, então, não é viável para uma organização de expressão apoiar um time de TF2, porque o TF2 no Brasil não tem eventos em LAN e o que conta REALMENTE para uma organização de e-sport é o time deles comparecer em eventos em LAN e mandar bem. Como o TF2 no Brasil se resume a campeonatos online, essa de patrocínio é um tanto quanto “furada” pra maioria dos times top brasileiros pois, poucas vezes trazem algum benefício real pro time, por que a maioria é somente a TAG do time, ou em RAROS casos, o patrocinador dá um servidor, que geralmente é ruim, pro time treinar e ainda cobram resultados.

Ao meu ver, a falta desses patrocínios não é um mau sinal, mas também não é um bom. Se por um lado as MGOs (organizações multi gaming) atuam mais em LAN, poderiam, também, atuar mais forte na aréa online, podendo fazer com que os jogos que elas viriam a apoiar pudessem crescer mais e ter expressão.

Canibais - Made in Brasil - FireGamers

Mas falar de patrocínio no cenário atual do e-sports brasileiro é um tanto delicado, já temos poucas organizações que lidam com isso no Brasil e dessas poucas, quase nenhuma tem um preparo e/ou dinheiro para lidar com mais de um jogo. De todas as Organizações de e-sport brasileiras, creio que as que mais se destacam no cenário são Canibais (CNB), FireGamers (fg) e Made in Brazil (mibr).

O fg, FireGamers, até pouco tempo tinha um dos melhores time de CS do Brasil (que hoje jogam pelo complexity, o mesmo time do carnage), tem a melhor line de CS Feminino e tinha line de outros jogos, como Starcraft.

O mibr foi conhecido por ter o melhor time do mundo de CS de 2004, faz/fazia parte do G7Teams, uma organização pra ajudar a melhorar o e-sports como um todo, tinha um dos melhores players de FIFA da sua época, hoje tem um time TOP3 nacional de CS, divisões fortes de FIFA e Carom3D.

Já o CNB, pra mim é a maior MGO brasileira, tem o melhor time de CS do Brasil, tem line forte de DotA, HoN, alguns dos melhores jogadores de SF4 do Brasil, o campeão mundial de 2009 de Guitar Hero, entre outros…

Só no dia que o TF2 entrar pra ESWC (Eletronic Sports World Cup) ou WCG (World Cyber Games) é que as as MGOs Brasileiras vão olhar de uma outra maneira pra nossa comunidade, e apoiar com a devida maneira.

Eletronic Sports Wolrd Cup

 

Mas dizem as más linguas que tem uma MGO voltando pro TF2, espero que não deixem o time largado dessa vez!

O que esperar da FBTF e dos campeonatos em 2011? Novidades (premiações, armas, mapas, sistema/site) ou a manutenção do que está dando certo?

Essa pergunta é boa! Certamente essa é uma coisa que queremos melhorar em 2011, a FBTF.

Do meio de 2010 pra cá, muita coisa aconteceu… muitos dos antigos admins sairam da FBTF e meio que sobrou muita coisa pro Ruddah, Phante, Krypton e eu fazer, e como um time de admins todos novos, tivemos muitos problemas de organização, porque um não sabia como o outro trabalhava e acabava que um passava sobre o outro nas decisões, mas com o tempo a gente foi se acertando e conseguimos trabalhar bem no final da LBTF.

Em 2011, a gente vai espera lançar o sistema novo que o Krypton tá fazendo. A LBTF2 vai voltar a ter as suas divisões e espero que dessa vez possamos ter as 4 divisoes. Estamos também planejando dois campeonatos para essas férias, em janeiro/fevereiro vamos fazer um campeonato forfun, a ideia era fazer um highlander, mas não temos servidor disponível pra isso (se alguem tiver um server de 19 slots pra ceder pra gente, será bem vindo haha), e em fevereiro/março (até o carnaval) fazer o CMC4 e a 5a Ediçao da LBTF2 começar em Abril.

Agora, quanto a premiação, eu posso dizer que da FBTF vai ser muito dificil sair um campeonato onde haja alguma premiação! A não ser que o TDF esteja a fim de bancar, ou os players estiverem a fim de pagar uma taxa de inscrição.

Concluindo, o TF2 vai crescer ou chegou ao seu limite (no Brasil)?

Como já falei algumas vezes, o TF2 ainda vai crescer aqui, a cada temporada da LBTF2 temos mais times inscritos, hoje temos times pra 4 divisões… O que vai acontecer é que o nível pode cair um pouco, pois os jogadores mais antigos estão parando e é normal isso acontecer em qualquer jogo, vide CS que teve uma grande safra de bons jogadores na época do g3x e mibr, deu uma miada de aparecer bons jogadores e o mibr ganhava todos os nacionais, ai apareceu o GC com fnx, btt e ton, batendo de frente com mibr e cia.

Se for comparar, foi mais ou menos o que aconteceu nessa temporada da LBFT2, onde o time com jogadores vindos de times da aberta desbancaram o favorito ao titúlo, já é a nova “Safra” de jogadores aparecendo, e isso não é só sinal de que o jogo não chegou no limite, mas também que ele tem muito a crescer ainda.

Anúncios
  1. Se a gente conseguir tornar o site da FBTF rentável um dia quem sabe role alguma premiação!

  2. Tomara que esse ano a LBTF2 fique unida e organizada, para mim a ela é a única coisa que faz com que TF2 no Brasil continue vivo. Sem ela, TF2 morre aqui.
    Parabéns para todos que dedicam grande parte do seu tempo contribuindo com essa comunidade, vlw ai pessoal.

  3. Boa análise. FBTF não premiar é desanimador, nem um “mísero” jogo da promoção… Às vezs boas iniciativas só precisam de um começo, e aí sim, o pessoal se animaria a contribuir. Foi algo que por experiência aconteceu no DailyBonk! nesses poucos meses de existência.

  4. #tf2vaimorrer

  5. mano teta das lareira

    Eletronic Sports Wolrd?

    não seria World?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: