Tutorial – HLDJ


Oi pessoal do DailyBonk!, sou o Senhor dos Mortos, pubber, e estarei postando aqui no blog sobre novidades e coisas interessantes para o cenário pub. Hoje estarei explicando como um pessoal (aquele que faz todo mundo rir ou relembrar o passado) consegue colocar músicas e falas nos servidores com a utilização do HLDJ. “Ah muleke, o ô bixo vindo muleke, o ô bixo vindo!”


Tutorial de como colocar músicas para tocar durante jogos de Team Fortress 2.

Observação: o HLDJ só toca músicas em servidores que utilizam o plugin de áudio antigo.

O tutorial será dividido em partes:

  1. Downloads
  2. Instalação
  3. Configuração
  4. Conversão dos arquivos de áudio
  5. Como colocar músicas in-game

1. Download:

Para tocar as músicas serão necessários alguns programas:

2. Instalação:

A instalação é bem simples. Descompacte o HLDJ que você baixou e execute o arquivo “hldj.exe”:

3. Configuração:

Na primeira vez que você executar o HLDJ abrirá duas janelas nas quais você deve pressionar YES e então abrirá automaticamente a tela de adicionar todos os jogos:
  1. Selecione a tecla que irá começar a música enquanto você estiver no jogo;
  2. Selecione a pasta onde estão as músicas para tocar no TF2;
  3. Clique e o programa adicionará os jogos Source ou com base no HL (os jogos nos quais funciona o HLDJ) que já foram jogados no seu computador.
Em seguida aparecerá uma tela assim:
        Clique em DONE e seus jogos foram adicionados.
Irá abrir outra janela, selecione as configurações de sua preferência e confirme.
Nessa janela:
       Confirme

4. Conversão dos arquivos de áudio:

Os arquivos devem ser convertidos para wav, 11025Hz freqüência, taxa de amostragem-16 bits, canal-mono (caso você tambem vá usar no hl, a frequência deve ser de 8000Hz). Eu mostrarei como converter pelo próprio HLDJ e pelo Audacity. No início eu disse que o Audacity era opcional porque o próprio HLDJ converte os arquivos para serem tocados no jogo, mas caso você queira pegar algumas partes de uma música, será necessário o uso de um editor, no caso o Audacity.
  • Para fazer a conversão pelo HLDJ:
          Clique na nota musical.
  1. Selecionar o engine para a conversão, no caso o source. A outra opção é para converção para HL;
  2. Colocar o caminho para a pasta onde estão as músicas que serão convertidas. No meu caso eu criei uma pasta nova pois não queria converter todas as músicas do meu computador;
  3. O caminho da pasta onde o arquivo estará depois de convertido. Você pode colocar direto a pasta que você configurou no HLDJ;
  4. Confirme.
  • Para fazer a conversão pelo Audacity:
      Mude a frequência para 11025 Hz (em games source) ou 8000 Hz (para o HL2).
  1. Clique no nome da música;
  2. Selecione “Split Stereo to Mono”.
       Escolha uma das faixas (tanto faz qualquer uma delas) e feche.
  1. Clique no nome da música;
  2. Clique em “Set Semple Format”;
  3. Selecione “16-bit PCM”.
  1. Clique em “File”;
  2. Clique em “Export…”
Após clicar em Export, abrirá a seguinte janela:
  1. Selecione “WAV (Microsoft) signed 16-bit PCM”;
  2. Clique em “Salvar”;
  3. Salve na pasta que você configurou no HLDJ.

5. Como colocar músicas in-game

Para entrar no jogo com o HLDJ, execute o hldj.exe, logue na sua Steam, selecione o jogo, e clique em play no HLDJ. Dentro do TF2, pressione “aspas” para abrir o console e digite “la” para exibir a lista de músicas. Digite o número da música e, quando estiver em um servidor, aperte a tecla que você configurou no seu HLDJ para começar e parar a música.

Então é isso, agora você pode se divertir com suas musicas e até mesmo com o Cobretti. Espero que tenham gostado, aguardem novos tutoriais.
Anúncios

Publicado em 03/07/2011, em Notícias, Pub, The PUBlisher e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Só pra atualizar, o endereço do Bazzinga mudou.
    Agora é (tf2.bazzinga.com.br:27027)

  2. onde abaixo os sons

  3. Parabéns pelo tuto!

    Já existe alguma solução para o novo codec?

    Cobretti?????
    Já vi esse player na época da UOL, eu acho! Quem é? E como ele (ou vc) faz todas as vozes?

    • Senhor dos Mortos

      Por enquanto eu não achei nada como solução para o novo codec. O que você pode fazer é criar um canal de áudio virtual que toque os sons de um player de audio como o WINamp. Antes de mudarem o codec do servidor que eu jogava eu fazia assim mais dava muito trabalho. Quanto as vozes eu pego tudo pelo youtube e converto.

  4. ahhh eu tava procurando um tutorial desses, valeu 😉

  5. Felipe Lopes

    Funciona em todo server?

    • Senhor dos Mortos

      Não, apenas em servidores que utilizam o codec de áudio antigo, estou pesquisando todos os servidores Pubs brasileiros, mas por enquanto o unico que toca o HLDJ é o Bazzinga: tf2.bazzingaservers.org:20718

  6. Muito bom, cara. Parabéns pela coluna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: